Magazine Luiza é Case de Sucesso em Harvard

29 de maio de 2019
Categoria
Por: dev2

Sua empresa está fazendo a transformação Digital?
#transformacaodigital

O Magazine Luiza está se destacando em inovação no ultracompetitivo mundo do varejo, encarando de frente o grande desafio da transformação digital, com ações integradas:

– Laboratório de Inovação do Magazine Luiza

É neste laboratório em que nascem as estratégias bem-sucedidas da companhia. Esse espaço conta com 400 pessoas, as quais desenvolvem ideias e trocam informações o tempo todo, sem burocracia. Além disso, o Luizalabs, como é chamado, conduziu a incorporação da startup Integra Commerce, que proporcionou agilidade à expansão do Marketplace da empresa.

– Aplicativos e novas plataformas

Para ser digital é preciso investir em ferramentas digitais. Nesse sentido, o Magazine Luiza está em constante criação de plataformas e aplicativos capazes de acompanhar o comportamento digital e preferências dos consumidores.

Um dos projetos pioneiros foi o Magazine Você, um tipo de loja virtual em que qualquer cliente cria a sua própria vitrine de produtos para vender. Hoje, são mais de 300 mil usuários. Além, é claro, da lista de casamentos e do aplicativo da empresa que já conta com mais de 6 milhões de downloads, resultando em 50% do tráfego, tanto web quanto mobile site.

– Digitalização das lojas

Mais do que desenvolver aplicativos para melhorar a experiência do cliente, a companhia se preocupa em tornar a operação de vendas mais ágil e eficiente. Para tanto, foi criado o Aplicativo Mobile Vendas e Estoquista, que já está em operação nas lojas. O primeiro auxilia os vendedores sobre o estoque da empresa, de modo a agilizar o atendimento ao cliente. Já o segundo aplicativo ajuda os estoquistas a encontrarem os produtos.

Além disso, há o Mobile Pinpad, o qual permite o vendedor a concluir a venda do cliente pelo tablet e; o Mobile Entrega, em fase final de implementação, para mais de 1000 micro transportadoras da rede de distribuição da marca, o que melhora o tracking de pedidos dos clientes.

– Multicanalidade

O fator multicanalidade é o que contribui para o ritmo acelerado da transformação digital do Magazine Luiza. De um modo geral, todos os canais trabalham de modo integrado. Isto é, os nove Centros de Distribuição, o backoffice e as mais de 1000 transportadoras terceirizadas mantêm todas as operações on-line e física.

Outro ponto dessa estratégia é o Retira Loja, sistema que permite o cliente comprar pelos meios digitais e retirar seus produtos diretamente e qualquer loja física, proporcionando economia e agilidade.

– Serviços 

Além de produtos, a companhia oferece serviços com o Lu Conecta, a qual disponibiliza serviços de configuração de smartphone; instalação de aplicativos e antivírus; serviço de atendimento 24 horas e, ainda, navegação gratuita no site e aplicativo da empresa e parceria com a 99 Táxi.

– Marketplace

No primeiro ano, a companhia tinha apenas 50 parceiros que contribuíram para a expansão da oferta de produtos em mais de 80.000 SKUs. Atualmente, são mais de 250 lojistas de diversas categorias e portes. Com as ofertas nos canais on-line os SKUs chegaram a marca de 550 mil. Com a ferramenta do Marketplace, o Magazine Luiza se torna um negócio digital em todos os níveis.

E a sua empresa está encarando este desafio?